quinta-feira, 14 de março de 2013

CONSIDERAÇÕES BÁSICAS SOBRE SEMIÓTICA



           
Processo de Comunicação
Consiste na transmissão de idéias através de um código.




Componentes:
Canal: Meio pelo qual a mensagem é enviada;
●Codificação: É feita pelo emissor, onde é escolhido o código para dar forma a mensagem;
●Decodificação: É feita pelo receptor. É o fato de cruzar o código da mensagem enviada com o repertório do receptor, para que a mesma possa ser compreendida.





CÓDIGO



            É o sistema de sinais/signos que permite a comunicação entre indivíduos.  Os indivíduos precisam ter o conhecimento de um certo número de convensões e fazerem a escolha certa do código para que a comunicação possa ser estabelecida.
Tipos de Código: Escrito, gestual e mecânico.



SEMIÓTICA


            Significa signo, provém do grego semion. Um de seus objetivos é estudar o signo e o processo de semiose gerado a partir desse signo. São várias as correntes da Semiótica: Semiótica Pierciana, Semiótica Estrutural e a Semiótica Russa ou Estrutural. Um de seus principais autores foi Charlie Pierce.

Signo:
É a menor partícula comunicacional dotada de sentido. Todo signo pertence a um código, podendo pertencer também a outros. Não existiria a comunicação, se não existisse o signo.



A TRÍADE DE PIERCE


Segundo Santtaella (2002):
A semiótica é composta pelas relações triádicas, isto é, envolvem o signo, o objeto que o signo representa e o intérprete. O signo poder ser considerado genericamente um elemento da comunicação que representa algo para alguém. O objeto que o signo representa é algo transmitirá a mensagem. O intérprete é o receptor do signo.


http://gazetahipermidia.blogspot.com.br/estudoscomunica%C3%A7%C3%A3o

Nenhum comentário:

Postar um comentário