O que podemos falar
sobre produto ou audiência podemos definir massa principalmente em termos de
volume escala e velocidade. O sistema é a organização que produz a comunicação
tal como os serviços de correios ou uma rede de radio. Podemos dizer que tais sistemas
são de massa porque operam em larga escala e transporta muitas mensagens para
muito longe. O produto é o objeto produzido ou transmitido pelo sistema. Pode
ser algo físico como um jornal, ou algo que é vivenciado, como um programa de televisão.
O uso da palavra produto é manufaturado. Quer falemos sobre milhares de copias
de uma revista ou milhões de copias de um disco campeão, o importante é que
estamos nos referindo a números massivos de um sistema de produção
em massa.
A audiência pode atingir
milhares ou milhões. Pode ser compostas por pessoas que possuem muito em comum,
ou pouco com com exceção do fato de estarem assistindo o mesmo programa. Mas
ainda aqui os números são insuficientes em qualquer analise do processo de
comunicação. Eles afetam inclusive na forma como ela ocorre.
Esta comunicação pode
ocorrer em escala de massa como, por exemplo, o telefone é muito ligeiro e em
grande quantidade.
Qual o significado de massa
Produção em massa de
mensagens também significa a repetição em massa das próprias mensagens.
O principal traço da
comunicação de massa quando comparado com outras categorias, é ela opera em uma
larga escala. Antes de olharmos pra nossa sociedade de mídia e as operações de
mídia em maior detalhe é bom compreender que precisamos encará-las criticamente
por que elas dizem o mesmo tipo de coisa ao mesmo tempo e tão frequentemente
alem dessa repetição de mensagem, existe também a questão da penetração. As
mensagens de radio podem penetrar diretamente no carro ou casa ou mesmo lugar
remoto de férias. Folhetos, cartazes e jornais são jogados por baixo de nossas
portas. E que com estes objetos e através desse sistema chegam as ideias e as
crenças que eles carregam. As mensagens nos atingem diretamente, uma
depois da outras repedidas vezes. Assim fica claro que precisamos olhar
atentamente para o significado dessas mensagens, quem as envia por que e
com que possíveis consequências. A comunicação de massa também faz parte do
mundo. Acreditamos-nos que existam alguns aspectos específicos da nossa
sociedade de comunicação de massa que necessitam ser analisados mais
detidamente.
Sistemas eficácia sem controle
Neste século a sociedade
foi largamente transformada, na medida em que comunicação de massas se tornou
disponível cada vez mais para um numero maior de pessoas podemos manter contato
com um numero maior de pessoas através de tv acabo televisão e rádio mantendo
contato com pessoas distantes.
Através de redes de
telefones que nos permite entrar em contato com pessoas do outro lado do mundo.
Podemos encontrar uma larga gama de tecnologias que nos entretém através
da audição e visão existem muitas coisas disponíveis que podem tornar nossas
vidas mas divertidas que podem nos manter contato com os outros que podem nos
manter informados sobre os fatos e acontecimentos de cada dia.os sistemas estão
disponíveis para nosso uso mesmo que o custo muitas vezes elimine a parcela
mais pobre da população .
Mas essa visão de uma
sociedade que se diverte e trabalha com sistemas e comunicação de massa deve
ser revista e corrigida sob outro ponto de vista estas observações pretendem
levantar a questão sobre o processo da comunicação de massa. O tema sobre se o sistema
é ou não satisfatório é levantado sobre quando se descreve sua operação, ou
seja, como a comunicação se efetua.
Informação - uma explosão retardada
É verdade que nossa
sociedade tem sido largamente transformada pela capacidade que temos de
transmitir informações rapidamente através de grandes distâncias. Os
vários meios de comunicação de massa tornou isto possível.os governos e o
comércio sempre dependeram da sua capacidade de manipular informações. Volume
total de informações serem processado por uma população cada vez maior
encorajou o desenvolvimento de novas tecnologias.
Nossa sociedade não pode
ser administrada sem os meios de comunicação de massa. Mas a população em geral
também é capaz de obter e trocar informações em escala jamais igualada na
história da humanidade. Devemos também perceber que existe um limite para esta
sociedade embasada nesse tipo de informações.
A questão levantada por
tais usos da comunicação de massa é quem tem o direito de dizer o que sobre alguém.
A pessoa que controla o sistema é quem tem o direito a ele. A questão do
acesso é que leva as informações também nos lembra de que existem outros
exemplos de limitações.
Mais diversão, mas na
verdade menos escolha?
É a comunicação de massa
que nos traz essa diversão. A diversão transforma-se na verdade em uma indústria
por si mesma. Nossa economia depende muito do dinheiro gasto em diversão. Frequentemente
vários meios de comunicação interagem para produzir exemplos que abrangem um
horizonte amplo. Como por exemplo, é que milhões de pessoas apreciam um filme
de ficção cientifica chamado “O retorno do Jedi”. Muitos apreciam livros,
quadrinhos relativos ao livro e brinquedos, para não falar em pôster, artigos
em jornais e revistas. Muita gente viu o filme em videocassete ou assistiu
através da televisão e para aqueles que gostaram do filme muitas empresas oferecem
um vídeo game referente.
As opções de
divertimento são consideráveis. É uma parte do nosso estilo de vida,da
nossa cultura e sociedade os seriados de televisão são parte de nossa conversa
diária,as revistas femininas influenciam e provocam o gasto de milhões todos os
anos em roupas maquiagem e musica popular.
A comunicação de massa
traz uma ampla gama de diversão para nossa sociedade assim transforma nossa
sociedade. a influencia da pressão do sistema é clara.qualquer eleição é hoje
amplamente dominada pelos enfoques da mídia de que o publico esteja interessado
Assim somos de fato uma
sociedade de comunicação e massa. Isso significa que utilizamos os vários meios
de comunicação de massa de formas diferentes para conduzir os negócios e o
lazer em nossa sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário