terça-feira, 2 de abril de 2013



MEDIOLOGIA



            A mediologia estuda a mediação, ou seja, não é de seu interesse a Televisão ou o Rádio, mas é objeto de seu estudo o ato de mediação produzido por eles. Estudando assim, como as pessoas entenderam a informação, a eficácia simbólica. Exemplo:




A Mediologia é, antes de tudo, um movimento intelectual voltado ao estudo dos fatos de transmissão simbólica que mais marcaram a humanidade. É uma nova forma de interpretar o mundo dos signos, entender o processo pelo qual eles tornaram-se mundo e tentar por meio deste processo, decodificar a dinâmica transformadora de ideias. Entende-se conceitos históricos, políticos e sociológicos que regem a sociadade moderna rumo ao estudo da mediação da epistemologia (estudo aprofundado, estudo da metodologia de algo).



COMUNICAR X TRANSMITIR


Para Regis Debray:
Transmitir: é algo que é perpetuado entre gerações, algo que modifica o conhecimento. É o transporte de ideias no espaço.  
Comunicar: É o transporte de informação no espaço, não modifica o conhecimento.
A mídia comunica utilizando recursos técnicos para reproduzir a informação.

Para Daniel Bougnoux:
Comunicar e transmitir são a mesma coisa.
A mídia comunica utilizando a transmissão e não apenas recursos técnicos, ou seja, é capaz de modificar o conhecimento.



MEDIAÇÃO – TEORIA GERAL DOS VÍNCULOS



            A Mediologia relaciona-se com a Teoria Geral dos Vínculos, já que, comunicar é manter vínculos sociais, autenticar relações, onde a mediação só existe se existirem o emissor e o receptor que precisam relacionar-se para comunica

Nenhum comentário:

Postar um comentário