sábado, 1 de junho de 2013

Análise Cinematográfica

FILME: A VIDA É BELA

O filme foi produzido pelo estúdio Melampo Cinematográfica no ano de 1997 dirigido por Roberto Benigni que concorreu a diversos prêmios em vários países e recebeu o titulo de melhor filme estrangeiro.
        Itália 1939 guinda um homem simples inteligente e sempre de bem com a vida, um pai que faz com que seu filho não sofra pelos traços de uma guerra e tem sua estória contada de uma forma bem divertida dramática e muito triste no fim com muita dor e  sofrimento .
Ele é um trapalhão bem humorado que chega a cidade para montar uma biblioteca, mas acaba se metendo em problemas, e vai trabalhar com seu tio num restaurante como garçom e vivem grandes aventuras pra sobreviver e conquistar o coração da (princesa) uma professora bem tímida que namora um servidor publico conhecido com doutor Rodolfo, um homem medíocre que Dora não ama.
Numa engraçada e eloquente conquista pelo coração e atenção de sua querida princesa, Guido armou tudo para tela em seus braços, numa noite foi surpreendido com noivado, entre Dora e o doutor Rodolfo. Ele se vê fora da historia romântica de sua vida e já decidido a desistir de tudo a linda professora o procura e o pedi para tirá-la daquele ambiente, sem pensar duas vezes Guido entra montado num cavalo que pertence ao seu tio. Que foi pintado de verde por vândalos que o discriminava por ser judeu, a princesa  ao avistar seu amado deixando para traz seu noivo que os persegue aos berros .
 Eles então se casam e tem um filho muito esperto e meigo que tem o nome de Josué vivem suas vidas em harmonia porem com muitas dificuldades,financeiros e por preconceito por serem judeus, começam a ver a realidade da guerra entre alemães e Itália,muita destruições de casas lojas e pichações nos muros e ruas devastadas onde mora os judeus.
Numa tarde onde seria o encontro entre Josué e seu avô, Dora ao chegar, encontra sua casa arrombada e completamente destruída. Levaram seu grande amor e seu único filho presos, sem pensar nas consequências Dora vai até o quartel e pedi pra que a leve pressa também.
Presos, então são enviados a um grande presídio de segurança máxima vigiado 24 horas pelos alemães onde dividia os homens,mulheres  crianças e velhos,
Mesmo sem saber pra onde estaria indo, Guido sempre tentando esconder de seu filho o que estaria acontecendo, então teve a ideia de criar uma disputa (um jogo) que teria como premio um tanque de verdade para o filho,que ficou bastante feliz por participar.
Posto pra trabalhar todos os dias, sempre com serviço árduo e pesado guido tentava manter as aparências de que seria um jogo,num certo momento os guardas adentram o dormitório e pergunta em alemão quem falaria o seu idioma pra explicar as regras,Guido sem pensar duas vezes assume o posto dita as regras ao filho como tradução,que o deixou fascinado e otimista por poder participar e ganhar um tangue ,os outros presos olhavam um pro outro sem entender nada ,pois sabia que estavam ali na condição de preso e não de divertimento.
Com a desculpa de que haveria pontuação, Guido pediu a Josué que obedecesse as regras a fim de conseguir mais pontos, todos eram postos a trabalhar e condições sub-humanas,muitos morriam por cansaço ou enfermidades Guido sempre bem otimista resolve mandar uma mensagem a sua esposa que se encontra no pavilhão feminino,um momento bem emocionante.
Eis que numa inspeção medica ele reconhece um médico que  era seu amigo quando garçom no hotel,o que lhe rendeu um emprego melhor no presídio ,mas o tempo passava e ficava cada vez mais difícil manter as aparências para seu filho que chateado pelo lugar pediu pra ir embora,mais uma vez persuadido a ficar pelo pai ,dizendo que valeria a pena fica, mesmo com o coração apertado por saber que seus dias poderiam estar contados.
Mas suas expectativas de sair daquele local,logo é tirada ao ser procurado pelo medico apenas queria resolver uma charada,o que seria uma sobrevivência pra ele , pro medico nada se passava de uma sede absurda de resolver o problema do enigma.
Foi ae que lhe caiu a ficha de que tudo poderia estar perdido  ,ele então deveria fugir com sua família.numa madrugada bem fria ,passa pro seu filho que seria o fim do jogo,mas seria sim uma grande fuga, deixa Josué num armário e se despede de seu filho e o faz prometer que não sairia de lá por nada.
Guido tenta fazer contato com sua esposa disfarçado de com roupas femininas e descobre que sua amada estaria sendo enviada para morte com outras tantas prisioneiras, numa busca constante desesperada Guido acaba sendo pego,e mesmo na mira de armas ao passar em frente ao armário onde esta Josué faz um gesto de que estaria tudo bem . Que faz parte do jogo,o que é rapidamente compreendido pelo filho .
Ele é levado para um beco e é metralhado sem nem uma chance de defesa.
Ao amanhecerem os soldados alemães já foram todos embora deixando pra tras dor e desgraça e alguns sobreviventes. Então Josué sai de seu armário e avista de longe um tanque, conduzido pelas tropas americanas trazendo o fim da guerra. Josué tem a certeza então que era tudo verdade,que seu pai tinha vencido.
O pequeno Josué é então resgatado pelas tropas americanas e conduzido no tanque, que pra ele seria um troféu,cheio de orgulho satisfação e pureza de uma criança foi feliz no colo de um soldado,quando avistou sua mãe junta com outras sobreviventes e gritou por ela,ao abraça-la muito feliz e sorridente contava com muita empolgação o que vivera com seu pai e o presente que ganhou.
Gritou nos ganhamos!
Por muitos momentos ele achou que não conseguiria mais foi firme otimista e nunca desistiu, pois queria reunir sua família novamente e ser feliz,essa força de vontade e fé de que daria tudo certo de uma certa forma acabou o encorajando também , claro que seria impossível manter a calma mediante tanto horror , preconceito e ódio. Ele tinha certeza de que não poderia sair de lá vivo. Uma bela historia uma linda forma de amor a um filho e uma lição de vida. Acho que no inicio poderia ter contato mais estórias com o filho mais situações, o que foi mais valorizado na conquista de sua amada.
 e uma explicação melhor sobre como tudo aconteceu, os motivos pelo  qual foram presos ,ele sabia mas é como nos também soubéssemos mas, não era dito exatamente meio que ficou uma coisa no ar claro que não era esse o foco mas  senti falta,uma excelente trilha sonora bem característica da época do filme


POR: HILNER DA SILVA OLIVEIRA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário