sábado, 1 de junho de 2013

Cinema - PSICOSE




PSICOSE



Marion Crane é uma secretária que, para saudar as dívidas e se casar com seu amante, Sam Loomis, rouba 40000 (quarenta mil) dólares do escritório imobiliário onde trabalha. Foge então da cidade, pretendendo encontrar o seu amante depois. Na saída, seu chefe a vê fugindo de carro. Já na estrada, uma chuva forte a surpreende e, devido às péssimas condições, resolve passar a noite no Motel Bates que avistara a placa de que haviam vagas. O dono do motel é Norman Bates, um homem educado de início. Logo que chega, Marion, chama a atenção de Norman, que a convida para jantar com ele.




Enquanto organiza suas malas e esconde a quantia roubada em um jornal, Marion, ouve uma discussão entre Norman e sua mãe, que mora com ele no casarão atrás do motel. Sentindo-se constrangida com a discussão entre Norman e sua mãe (cujo motivo da mesma era ela), Marion recusa o jantar de Norman, que insiste e janta com ela em um escritório atrás da recepção do motel. Enquanto jantava, Marion conversava com Norman. No desenrolar da conversa, ela percebe o quão Norman é misterioso e como tem a vida controlada pela mãe. Terminado o jantar, Marion volta ao seu quarto e vai tomar banho, enquanto Norman a observa por uma fresta na parede da mesma sala onde jantaram. Ela é então, assassinada enquanto tomava banho, em uma das cenas mais icônicas do cinema. E aí, onde começam os mistérios do filme: quem assinou Marion e por que Norman limpa a cena do crime e se desfaz do corpo dela dentro de seu carro com o jornal onde estava escondido o dinheiro?


Quase uma semana após o desaparecimento de Marion, sua irmã, Lila Crane, contrata o detetive particular Milton Arbogast para investigar sua morte. O detetive após investigar diversos moteis, encontra o Motel Bates e interroga Norman. Percebendo que o interregado agiu de modo estranho, principalmente quando pede permissão para conversar com a sua mãe, o detetive contata Lila e Sam. Milton conta aos dois quanto à sua disconfiança de Norman e que deseja investigar a mãe do mesmo. Ao entrar no casarão onde residem os Bates, o detetive também é assassinado. Com o detetive também desaparecido, Lila e Sam procuram o detetive da cidade, que os conta que a senhora Bates já havia morrido. Os dois decidem investigar o caso. Lila descobre que o que devia ser a senhora Bates, é um cadáver. E quando Norman travestido de sua mãe tenta assassinar Lila, é impedido por Sam.


Já na delegacia e com Norman preso, Lila e Sam descobrem o que realmente aconteceu. o Psiquiatra que interrongou o assassino, conta sobre sua dupla personalidade, assussimida logo após ter assassinado sua mãe e amante da mesma e criada para suprir a falta da mãe. Por ter tido uma mãe autoritária, Norman não conseguiu viver sem ela. Encantava-se por moças enquanto Norman, mas a matava com ciúmes enquanto mãe.


Principais Pontos do Filme:


O filme logo chama a atenção com a virada no seu desenrolar, o que poderia ser uma simples perseguição à uma ladra, passa a ser uma investigação criminal. Para a época em que foi lançado e pelo baixo orçamento, o filme foi inovador e ao mesmo tempo, assustador. Inovou quando sua protagonista, Marion, é assassinada e a trama segue pelas consequências de sua morte e por ter um desfeche surpreendente de uma personagem com um transtorno psiquiátrico. O filme foi filmado em preto e branco para esconder parte do excesso de sangue em algumas cenas. A famosa cena do chuveiro levou mais uma semana para ser filmada e teve diversos cortes. A dublagem brasileira peca em alguns diálogos, que acabam ficando rebuscados demais.










Ficha do Filme:


Lançamento: 25 de agosto de 1960 (1h 47min)


Dirigido por: Alfred Hitchcock


Gênero: Suspense , Terror

Nacionalidade: Estados Unidos da América

Nenhum comentário:

Postar um comentário