Foto do fotógrafo sul-africano Kevin Carter (1960-1994) tirada em 1993 no Sudão.
Publicada pelo The New York Times, ganhou o Prêmio Pulitzer em 1994. |
O ponto alto do filme gira em torno da polêmica foto “O Abutre e a Criança”, de Kevin Carter, e a discussão sobre a moral dos fotógrafos de guerra. Há questões que são levantadas, mas não aprofundadas, como por exemplo: a adrenalina na hora de tirar a foto cega-os de sua sensibilidade humanitária? O fotógrafo agiu dentro da ética profissional quando não ajudou a criança fotografada? Será que o fim justifica os meios? E até que ponto essa ajuda pode ser imputada como obrigação deles, os fotógrafos, que estavam ali a trabalho, apenas para fazer o registro fotográfico do conflito?
O filme leva o telespectador a refletir sobre a realidade da guerra e como, evidentemente, o jornalista/fotógrafo, no exercício de sua profissão, acaba por ser tão passível ou mesmo omisso a tudo que vivencia, e ironicamente convive com as mazelas de perto sem nada fazer para mudar tal condição, a não ser denunciá-la registrando em imagens o que presencia, por mais chocante que elas sejam.
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