segunda-feira, 20 de maio de 2013

Cinema e análise


Análise do filme Pulp Fiction



Pulp Fiction é um filme não tradicional que aparentemente não tem um personagem central. São divididas em histórias não lineares que acabam se entrelaçando no final.

Prólogo

Um casal de assaltantes conversa em uma lanchonete a respeito de como está difícil assaltar lojas menores, como lojas de bebidas, postos de gasolina entre outros. E acabam chegando a um ponto da conversa, que acham mais interessantes roubarem lugares que já tem seguro, onde as pessoas não ofereceriam resistência, tipo  a lanchonete que estavam. Aí anunciam o Asalto e a cena é cortada.


Prelúdio "Vincent Vega e a esposa de Marsellus Wallace"


Vincent Vega e Jules Winnfield, muito bem vestidos de terno, no carro conversam sobre as diferenças que Vincent viu na Europa durante os três anos que morou lá, coisas do tipo nomes de hambúrgueres e cerveja servida em fastfood. Eles estão indo buscar uma maleta que pertence ao seu chefe Marsellus Wallace e está com Brett. Chegando ao prédio eles falam sobre um cara que massageou os pés da esposa do chefe e foi jogado de cima de um prédio. Vincent conta que Marsellus o confiou levar sua esposa, Mia Wallace, para sair enquanto ele estivesse viajando, Jules cria um conflito na cabeça de Vincent, deixando a dúvida se é ou não um encontro e as consequencias de uma traição ao seu chefe. Vincent garante que não haverá nada de mais. Eles entram no apartamento de Brett, inicialmente conversam com as três pessoas que estão lá, logo após perguntam onde está a maleta. Encontrando a maleta Jules mata o primeiro que está no sofá, e vai questionando o porquê de Brett ter “sacaneado” seu chefe, após isso ele recita Ezequiel 25:17, e depois acaba matando ele.
"O caminho do homem justo é rodeado por todos os lados pelas desigualdades do egoísmo e da tirania dos homens maus. Bem-aventurado aquele que, em nome da caridade e da boa vontade, pastoreia os fracos pelo vale das trevas, pois ele é verdadeiramente o guardião do seu irmão e o descobridor das crianças perdidas. E derrubarei sobre ti, com grande vingança e furiosa raiva, aqueles que tentam envenenar e destruir meus irmãos. E você saberá que o meu nome é Senhor quando eu derramar minha vingança sobre você."


Vincent Vega e a esposa de Marsellus Wallace

Vincent e Jules chegam a um bar vestindo camisetas e shorts, enquanto isso Marsellus conversa com Butch, um boxeador antigo, e oferece a ele dinheiro para que perca no quinto round. No barzinho Vincent e Butch têm uma breve discussão que é interrompida quando Marsellus chama Vincent. O chefe confia sua esposa ao capanga, para levá-la para sair à noite. Vincent antes de ir ao encontro de Mia Wallace passa em um traficante para comprar heroína, lá mesmo ele injeta a droga e vai para a casa do seu chefe. Chegando lá, ele leva Mia para um bar temático, eles conversam um pouco, meio que uma conversa difícil de continuar, que é incentivada por ela. Eles dançam e ganham o campeonato. Ao chegar à casa de Mia ela o convida para mais uma dança, ele vai ao banheiro, durante isso ela acha no bolso da blusa dele um pacote de heroína, que ela acha ser cocaína, e cheira ela. No momento ela tem uma overdose, Vincent a leva para a casa do traficante que lhe vendeu a droga e pede ajuda. O traficante pega uma injeção de adrenalina e pede para Vincent injetar direto no coração. Depois de recuperada ele retorna com ela para casa e pede para que ela não comente sobre o assunto com Marsellus Wallace.


Prelúdio "O Relógio de Ouro"

Butch é criança e está assistindo TV, quando é interrompido pela chegada de um oficial do exército. O oficial fala que foi prisioneiro de guerra por muito tempo com o pai do garoto, e que tem um relógio para ele que ficou com a família de Butch desde a primeira guerra mundial, na prisão o pai do menino guardava o relógio no reto, até morrer de disenteria, e logo a após sua morte o oficial permaneceu mais 2 anos guardando o relógio no mesmo lugar à pedido do pai de Butch. O boxeador acorda na hora da luta, assustado. Ele deve perder a luta.

O Relógio de Ouro
Butch vence a luta e tem que fugir, pega um táxi e a taxista diz que ele matou seu oponente. Ela o leva até o hotel que está hospedada a namorada de Butch. De manhã antes de tomar o café matinal, Fabienne, namorada de Butch, diz que não tem certeza se pegou o relógio do pai dele, algo extremamente importante para o boxeador. Ele vai até seu apartamento buscá-lo, depois de encontrar o relógio Butch vai tomar café na cozinha, e na pia ele vê uma metralhadora, logo após ouve barulho do banheiro. É Vincent Vega saindo de lá, o boxeador pega a metralhadora e mata o capanga. Saindo de lá ele encontra Marsellus Wallace na esquina, enquanto esperava o sinal abrir. Butch atropela o chefão e bate o carro, aí depois de algum tempo começa a perseguição, ao chegar a uma loja os dois começam uma briga que é interrompida pelo dono da loja que os faz de refém. Ele leva os dois para o porão e espera a chegada de um policial, Zed, eles escolhem Marsellus para ser sodomizado, e colocam um cara com roupa de couro para vigiar Butch. O boxeador consegue fugir e nocautear o homem misterioso, voltando à loja para sair de lá ele resolve salvar seu antes inimigo Marsellus. Butch pega um martelo, depois escolhe um taco de beisebol, depois uma motosserra, e no final escolhe uma espada katana. Ele volta e mata o dono da loja, o chefão consegue se desamarrar e dá um tiro em Zed. Marsellus Wallace perdoa Butch da dívida, desde que ele não conte para ninguém a história e saia da cidade o mais logo possível.

A Situação Bonnie

O filme volta até o apartamento de Brett, logo após ser assassinado, nesse momento sai outra pessoa do banheiro e atira contra Jules e Vincent errando todos os tiros, respectivamente eles matam o rapaz. Jules acredita que aquilo foi um milagre e diz que vai parar com aquela vida. Eles levam no carro o único rapaz que sobrou, quando estavam no carro conversando Vincent pergunta a esse rapaz se ele acredita em milagres, acidentalmente Vincent dispara contra o rosto dele. Com o carro cheio de sangue eles vão até a casa de um amigo de Jules, Jimmy (Quentin Tarantino), pedindo ajuda para essa situação. Jimmy não gosta e diz que sua esposa, Bonnie, chegará logo e para eles resolverem essa situação. Um dos assassinos liga para Marsellus Wallace e pede ajuda, ele diz que vai mandar “Wolf” para ajudá-los. Quando Wolf chega diz para os dois limparem o carro e Jimmy buscar algumas colchas e cobertores para por no carro. Wolf conversa com Jimmy, o tranquilizando e pede mais uma ajuda. Wolf e Jimmy ajudam os dois assassinos a se limparem do sangue, e o anfitrião lhes dá camisetas e shorts dele. Vincent, Jules e Wolf levam o carro para um ferro velho para destruírem-no. Ao final da cena o ajudante sai pra tomar café com a filha do dono do ferro velho e os dois assassinos fazem a mesma coisa.



EpílogoJules e Vincent vão tomar café no mesmo restaurante do início do filme, onde ocorre um assalto, e continuam discutindo sobre o “milagre” que Jules acredita ter acontecido. Pouco depois de Vincent ter ido ao banheiro o mesmo casal do inicio do filme anuncia o assalto. O homem sai recolhendo as carteiras dos clientes, até chegar a Jules, onde esse entrega a carteira, mas logo depois saca o revólver e aponta para o assaltante. A mulher aponta também para Jules, Vincent sai do banheiro e aponta também para a mulher. Aí fica Jules apontando para o assaltante, o assaltante aponta para Jules, a assaltante aponta para Jules e Vincent aponta para a assaltante. Jules recita novamente Ezequiel 25:17 e cria questionamentos a respeito da passagem da bíblia e deixa o ladrão ficar com seu dinheiro e ir embora, desde que não leve a maleta. Este seria o último trabalho para Marsellus Wallace.



Análise crítica

Como disse no início, Pulp Fiction é um filme diferente (não tradicional) e tem que ser visto com uma atenção melhor. Os diálogos que inicialmente parecem sem nexo levam a um caminho no filme. A conversa inicial entre Jules e Vincent sobre o Mc Donald’s europeu leva Jules a falar isso para Brett, e fazer parte do diálogo antes que Jules o matasse. De certa forma faz a conversa ser amenizada, e logo após a passagem da bíblia que Jules recita traz novamente o ar violento do filme. A conversa de corredor entre os dois assassinos sobre o fato do chefão, Marcellus Wallace, ter jogado um cara do prédio por esse ter feito uma massagem nos pés da esposa do chefe, cria um questionamento na cabeça de Vincent, que vai levar Mia Wallace para sair enquanto o chefe estiver viajando. É toda uma discussão entre se é ou não algo plausível, jogar alguém do prédio por ter feito uma massagem nos pés, há argumentos favoráveis – “Massagem nos pés eu faço na minha mãe”- e desfavoráveis, do próprio Vincent – “Já fiz várias massagens nos pés de mulheres, e todas não eram só massagem.”-.  
Outra coisa que se tira desse filme é, capangas diferentes, na maioria dos filmes vemos capangas apenas como aqueles caras, carrancudos, que aparentemente só vivem para matar e seguir ordem de seus chefes. Dificilmente imaginamos diálogos diferentes deles, do que aquele tradicional dos cinemas, às vezes nem imaginamos diálogos, imaginamos apenas eles esperando a ordem e indo executá-la. Como meros robôs, sem diálogos, sem vida pessoal, só seguir ordens.
As motivações são algo interessante também, Butch ao conversar com o oficial do exército descobre que o pai guardou o relógio por muitos anos no reto, enquanto estava prisioneiro de guerra. E fez isso até sua morte por disenteria, antes de morrer passou o relógio para esse seu amigo do exército que fez o mesmo por dois anos. Logo após essa fala o amigo do pai de Butch entrega o relógio para o garoto, com certo destaque para o relógio, que ao se imaginar por onde ficou todo esse tempo é difícil de pegá-lo nas mãos. É difícil de imaginar isso em um filme que não seja de comédia, mas é real, essa motivação é tão forte e convincente que faz com que Butch dê um valor inestimável a esse relógio, a ponto de correr o risco de ser morto pelos capangas de Marsellus Wallace para buscá-lo.
A estrutura do filme é algo fantástico, todo o enredo é bem amarrado, apesar de não seguir ordem cronológica tudo está no seu devido lugar. Nenhum personagem é intocável. Jules que aparece no início fica um longo tempo sem aparecer. O casal que surge no início, depois aparece no final. Inicialmente não se vê propósito para o casal na trama, logo após se percebe que eles são o último teste para Jules que quer largar a vida de assassino. Quando fica um vazio com a sumida repentina de Jules, tem a resposta no início e no final. Ele largou o mundo do crime e ficou apenas Vincent. Também fica a questão “Se Jules continuasse no ramo, Butch teria conseguido fugir?”. O mistério da troca de roupa dos assassinos é resolvido quando aparece a cena em que Jimmy oferece roupas para eles se trocarem, e não ficarem com aquelas que estavam sujas de sangue.Deve haver muitas outras referências, que para se descobrir deve ou assistir mais de uma vez, ou prestar muita atenção.
O filme é o que se diria ação, violência, não sei ao certo. Porém há também situações hilárias, que por mais que possam parecer bobas, servem como uma sátira ao cinema tradicional de clichês. O assassino cruel que dança com a mulher do chefe, e que vai se descobrindo o lado humano dele. O desespero dele em salvar Mia Wallace e se salvar também. O grande chefão do crime que é sodomizado por dois tarados escondidos. O herói de guerra que chega ao filho de seu companheiro e diz que seu pai guardou durante muito tempo um relógio no reto. Em filmes tradicionais poderiam surgir argumentos do tipo “Seu pai fez de tudo para guardar esse relógio” sem citar essa parte de onde era guardado. Esse humor serve muito bem para quebrar o clima que volta e meia se torna tenso. Sem nunca ficar um filme bobo.
É preciso muita pesquisa e atenção para entender esse e outros filmes de Tarantino, particularmente assisti poucos filmes dele, em pesquisas descobri que muito do que ele usa em seus filmes são referências a filmes pouco conhecidos, que Quentin Tarantino é um mestre em filmes de velho oeste e outros poucos conhecidos, em resumo ele tem um conhecimento imenso em cinema. Para entender as referências é necessária bagagem cultural, uma das cenas que achei ser referência a “Embalos de sábado à noite” diz o próprio Tarantino que é uma referência aos filmes de Godard.
Em resumo Pulp Fiction é um filme espetacular, que precisa de atenção e pesquisa após assisti-lo ou já ter um pré-conhecimento em cinema. Porém um leigo também há de gostar desse filme, muita violência, humor negro e ação.

Por: Júnio Koithi Hamada



Nenhum comentário:

Postar um comentário